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FAQ
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Como faço para submeter um artigo?Primeiro você deve ser cadastrar como autor, enviando seus dados e, em "papel", marque a opção “autor”. Uma vez cadastrado como autor, basta seguir os cinco passos abaixo para submeter um trabalho: ETAPAS DA SUBMISSÃO PASSO 1 –Iniciar submissão: acesse o sistema e clique em "autor" e em seguida em "nova submissão". a) Escolha da seção da revista (artigos, resenhas, relatos, traduções); b) Aceite das condições de submissão (obrigatório) c) Opcionalmente, use o espaço para comentários opcionais ao editor. Salve e continue. PASSO 2 –Inclusão de metadados: preencha título, resumo e palavras-chave. Se houver coautoria, clique em 'incluir autor' e preencha os dados do coautor. Se for bolsista, em “Agências”, coloque o nome da agência de fomento (Capes, CNPq etc). Salve e continue. PASSO 3 –Transferência do manuscrito: procure o arquivo em sua máquina, clique em "abrir" e clique em "transferir" para fazer o upload. Quando terminar a transferência (o sistema atribuirá um código ao seu trabalho), salve e continue. Atente neste passo para assegurar a avaliação cega: o arquivo submetido não deve conter o nome do autor ou coautores. PASSO 4 –Transferência do arquivo suplementar opcional: este passo é opcional. Necessário apenas para o caso de o trabalho ser tradução, pois o autor precisa indicar o original. Simplesmente, salve e continue. PASSO 5 –Confirmação da submissão: confirme os dados e clique em "concluir submissão" para enviar seu trabalho ao sistema. Você receberá um e-mail de confirmação após concluir todos os passos devidamente. -
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Até quando posso submeter um trabalho?O processo de submissão das edições regulares é contínuo, exceto a edição temática que tem prazo e chamada específica. No caso das atemáticas, o trabalho, se aprovado, é considerado para publicação em dado número conforme a data de conclusão da edição: Quadrimestre 1: janeiro a abril - número 1 - edição temática: • Submissões: 15 de abril a 15 de outubro • Publicação do número 1: até 30 de abril Quadrimestre 2: maio a agosto - número 2 - edição atemática • Submissões: fluxo contínuo • Publicação do número 2: até 30 de agosto Quadrimestre 3: setembro a dezembro - número 3 - edição atemática • Submissões: fluxo contínuo • Publicação do número 3: até 31 de dezembro
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Posso enviar meu artigo por e-mail?Não, excetuando-se casos especiais (ver questão 3), todo o processo de submissão, avaliação e aprovação dos trabalhos ocorre via sistema SEER Entrepalavras.
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Que tipo de trabalho acadêmico Aa REALCE recebe?A REALCE recebe artigos originais (apresentação de resultados de pesquisas inéditos), traduções de artigos ou ensaios que representem grande contribuição à Linguística e não tenham sido traduzidos antes para o português (acompanhados de autorização do autor/periódico original) e resenhas inéditas de livros de interesse da Linguística, publicados no Brasil, em 1ª edição, há, no máximo, 2 anos, e no exterior, há 3 anos.
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Posso submeter um artigo que foi apresentado em evento e publicado como resumo?Sim, desde que o trabalho completo não tenha sido publicado na íntegra em Anais do evento e, naturalmente, em outro periódico.
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Quantas páginas deve ter meu trabalho?Na submissão inicial, como a formatação (tamanho e tipo de fonte) não é exigida, exigimos que sejam respeitados os limites de palavras, que são 7.000 para artigos e traduções e 3.000 para resenhas. A versão final dos artigos deve ficar com 20 páginas, no máximo, incluindo as referências e anexos, e a das resenhas deve ficar com 10 páginas no máximo. O limite da versão final pode ser ultrapassado em até 20%, se for resultado de atendimento a recomendações dos pareceristas.
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Como saber quantas palavras tem meu artigo?Tanto no Word, como no LibreOffice, o número de palavras aparece na barra inferior esquerdo. Basta clicar para ver os dados.
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O resumo em língua estrangeira pode ser em Espanhol?Não. O resumo em língua estrangeira deve estar em inglês. Apenas quando o texto for escrito em inglês, um dos resumos pode ser escrito em espanhol ou português.
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Posso reutilizar parte de um trabalho meu já publicado em um artigo submetido na REALCE?Recomendamos que trabalhos anteriores de mesma autoria sejam citados e referenciados. É admissível a duplicação de trechos de outros artigos de mesma autoria, referentes à fundamentação teórica, que pode ser a mesma em mais de um trabalho, desde que seja respeitado o limite de, pelo menos, 70% de originalidade e que os objetivos, resultados e conclusões do novo trabalho sejam inéditos.
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Posso publicar recortes da minha tese ou dissertação?Capítulos de trabalhos de final de curso, tais como monografias, dissertações e teses, em especial, os de resultados e discussão podem ser publicados, desde que sejam adaptados ao gênero artigo.
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Como tirar as informações das propriedades do documento para assegurar a avaliação cega?O nome dos autores deve ser retirado de qualquer campo do trabalho, até mesmo em referências, caso cite algum trabalho de mesma autoria. No lugar do nome dos autores insira um X ou o nome “AUTOR”. Além disso, deve-se retirar o nome do autor nas propriedades do documento. Para tanto, siga os passos a seguir: Passo 1. Localize o arquivo desejado, clique com o botão direito sobre ele e abra propriedades. Passo 2. Na tela de propriedades, selecione a aba “Detalhes” para exibir as informações pessoais do arquivo. Passo 3. Em seguida, clique em “Remover Propriedades e Informações Pessoais”, na parte de baixo da janela, e selecione “Autores”, “salvo por”. Dê OK.
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Onde insiro o nome do autor na submissão?Na versão inicial submetida no sistema, você não deve incluir o nome dos autores no arquivo, para assegurar a avaliação cega. Os nomes dos autores devem aparecer apenas na versão final, pós-aceite e nos metadados, desde o princípio.
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Quem pode publicar na REALCE? Há restrição de titulação?A REALCE aceita trabalhos inéditos produzidos por pesquisadores de qualquer titulação, os quais serão avaliados com os mesmos critérios e rigor em nome da qualidade científica.
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Posso incluir coautores do meu trabalho?Sim, mas apenas para artigos e traduções. Nesse caso, podem ser inclusos até três responsáveis, sendo um autor principal e até dois coautores. Essa inclusão deve ocorrer logo na submissão e não apenas depois de aceito o trabalho, e deve ter anuência de todos os envolvidos.
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Quem pode ser incluído como coautor do meu trabalho?Seguimos as Diretrizes de Integridade e Ética do CNPq, segundo as quais, devem constar no trabalho somente as pessoas que concordaram em figurar como coautores e ofereceram uma contribuição significativa ao trabalho. “Por contribuição significativa entende-se realização de experimentos, participação na elaboração do planejamento experimental, análise de resultados ou elaboração do corpo do manuscrito” (Ver questão anterior).
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Até quando posso submeter um trabalho?O processo de submissão das edições regulares é contínuo, exceto a edição temática que tem prazo e chamada específica. No caso das atemáticas, o trabalho, se aprovado, é considerado para publicação em dado número conforme a data de conclusão da edição: Quadrimestre 1: janeiro a abril - número 1 - edição temática: • Submissões: 15 de abril a 15 de outubro • Publicação do número 1: até 30 de abril Quadrimestre 2: maio a agosto - número 2 - edição atemática • Submissões: fluxo contínuo • Publicação do número 2: até 30 de agosto Quadrimestre 3: setembro a dezembro - número 3 - edição atemática • Submissões: fluxo contínuo • Publicação do número 3: até 31 de dezembro
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Posso submeter mais de um trabalho para uma mesma edição?Não, cada autor deve submeter apenas um trabalho por chamada. Além disso, a publicação de mais de um trabalho de um mesmo autor (mesmo em coautoria) deverá obedecer ao intervalo mínimo de dois anos.
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