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FAQ

  • Como faço para submeter um artigo?
    Primeiro você deve ser cadastrar como autor, enviando seus dados e, em "papel", marque a opção “autor”. Uma vez cadastrado como autor, basta seguir os cinco passos abaixo para submeter um trabalho: ETAPAS DA SUBMISSÃO PASSO 1 –Iniciar submissão: acesse o sistema e clique em "autor" e em seguida em "nova submissão". a) Escolha da seção da revista (artigos, resenhas, relatos, traduções); b) Aceite das condições de submissão (obrigatório) c) Opcionalmente, use o espaço para comentários opcionais ao editor. Salve e continue. PASSO 2 –Inclusão de metadados: preencha título, resumo e palavras-chave. Se houver coautoria, clique em 'incluir autor' e preencha os dados do coautor. Se for bolsista, em “Agências”, coloque o nome da agência de fomento (Capes, CNPq etc). Salve e continue. PASSO 3 –Transferência do manuscrito: procure o arquivo em sua máquina, clique em "abrir" e clique em "transferir" para fazer o upload. Quando terminar a transferência (o sistema atribuirá um código ao seu trabalho), salve e continue. Atente neste passo para assegurar a avaliação cega: o arquivo submetido não deve conter o nome do autor ou coautores. PASSO 4 –Transferência do arquivo suplementar opcional: este passo é opcional. Necessário apenas para o caso de o trabalho ser tradução, pois o autor precisa indicar o original. Simplesmente, salve e continue. PASSO 5 –Confirmação da submissão: confirme os dados e clique em "concluir submissão" para enviar seu trabalho ao sistema. Você receberá um e-mail de confirmação após concluir todos os passos devidamente. -
  • Até quando posso submeter um trabalho?
    O processo de submissão das edições regulares é contínuo, exceto a edição temática que tem prazo e chamada específica. No caso das atemáticas, o trabalho, se aprovado, é considerado para publicação em dado número conforme a data de conclusão da edição: Quadrimestre 1: janeiro a abril - número 1 - edição temática: • Submissões: 15 de abril a 15 de outubro • Publicação do número 1: até 30 de abril Quadrimestre 2: maio a agosto - número 2 - edição atemática • Submissões: fluxo contínuo • Publicação do número 2: até 30 de agosto Quadrimestre 3: setembro a dezembro - número 3 - edição atemática • Submissões: fluxo contínuo • Publicação do número 3: até 31 de dezembro
  • Posso enviar meu artigo por e-mail?
    Não, excetuando-se casos especiais (ver questão 3), todo o processo de submissão, avaliação e aprovação dos trabalhos ocorre via sistema SEER Entrepalavras.
  • Que tipo de trabalho acadêmico Aa REALCE recebe?
    A REALCE recebe artigos originais (apresentação de resultados de pesquisas inéditos), traduções de artigos ou ensaios que representem grande contribuição à Linguística e não tenham sido traduzidos antes para o português (acompanhados de autorização do autor/periódico original) e resenhas inéditas de livros de interesse da Linguística, publicados no Brasil, em 1ª edição, há, no máximo, 2 anos, e no exterior, há 3 anos.
  • Posso submeter um artigo que foi apresentado em evento e publicado como resumo?
    Sim, desde que o trabalho completo não tenha sido publicado na íntegra em Anais do evento e, naturalmente, em outro periódico.
  • Quantas páginas deve ter meu trabalho?
    Na submissão inicial, como a formatação (tamanho e tipo de fonte) não é exigida, exigimos que sejam respeitados os limites de palavras, que são 7.000 para artigos e traduções e 3.000 para resenhas. A versão final dos artigos deve ficar com 20 páginas, no máximo, incluindo as referências e anexos, e a das resenhas deve ficar com 10 páginas no máximo. O limite da versão final pode ser ultrapassado em até 20%, se for resultado de atendimento a recomendações dos pareceristas.
  • Como saber quantas palavras tem meu artigo?
    Tanto no Word, como no LibreOffice, o número de palavras aparece na barra inferior esquerdo. Basta clicar para ver os dados.
  • O resumo em língua estrangeira pode ser em Espanhol?
    Não. O resumo em língua estrangeira deve estar em inglês. Apenas quando o texto for escrito em inglês, um dos resumos pode ser escrito em espanhol ou português.
  • Posso reutilizar parte de um trabalho meu já publicado em um artigo submetido na REALCE?
    Recomendamos que trabalhos anteriores de mesma autoria sejam citados e referenciados. É admissível a duplicação de trechos de outros artigos de mesma autoria, referentes à fundamentação teórica, que pode ser a mesma em mais de um trabalho, desde que seja respeitado o limite de, pelo menos, 70% de originalidade e que os objetivos, resultados e conclusões do novo trabalho sejam inéditos.
  • Posso publicar recortes da minha tese ou dissertação?
    Capítulos de trabalhos de final de curso, tais como monografias, dissertações e teses, em especial, os de resultados e discussão podem ser publicados, desde que sejam adaptados ao gênero artigo.
  • Como tirar as informações das propriedades do documento para assegurar a avaliação cega?
    O nome dos autores deve ser retirado de qualquer campo do trabalho, até mesmo em referências, caso cite algum trabalho de mesma autoria. No lugar do nome dos autores insira um X ou o nome “AUTOR”. Além disso, deve-se retirar o nome do autor nas propriedades do documento. Para tanto, siga os passos a seguir: Passo 1. Localize o arquivo desejado, clique com o botão direito sobre ele e abra propriedades. Passo 2. Na tela de propriedades, selecione a aba “Detalhes” para exibir as informações pessoais do arquivo. Passo 3. Em seguida, clique em “Remover Propriedades e Informações Pessoais”, na parte de baixo da janela, e selecione “Autores”, “salvo por”. Dê OK.
  • Onde insiro o nome do autor na submissão?
    Na versão inicial submetida no sistema, você não deve incluir o nome dos autores no arquivo, para assegurar a avaliação cega. Os nomes dos autores devem aparecer apenas na versão final, pós-aceite e nos metadados, desde o princípio.
  • Quem pode publicar na REALCE? Há restrição de titulação?
    A REALCE aceita trabalhos inéditos produzidos por pesquisadores de qualquer titulação, os quais serão avaliados com os mesmos critérios e rigor em nome da qualidade científica.
  • Posso incluir coautores do meu trabalho?
    Sim, mas apenas para artigos e traduções. Nesse caso, podem ser inclusos até três responsáveis, sendo um autor principal e até dois coautores. Essa inclusão deve ocorrer logo na submissão e não apenas depois de aceito o trabalho, e deve ter anuência de todos os envolvidos.
  • Quem pode ser incluído como coautor do meu trabalho?
    Seguimos as Diretrizes de Integridade e Ética do CNPq, segundo as quais, devem constar no trabalho somente as pessoas que concordaram em figurar como coautores e ofereceram uma contribuição significativa ao trabalho. “Por contribuição significativa entende-se realização de experimentos, participação na elaboração do planejamento experimental, análise de resultados ou elaboração do corpo do manuscrito” (Ver questão anterior).
  • Até quando posso submeter um trabalho?
    O processo de submissão das edições regulares é contínuo, exceto a edição temática que tem prazo e chamada específica. No caso das atemáticas, o trabalho, se aprovado, é considerado para publicação em dado número conforme a data de conclusão da edição: Quadrimestre 1: janeiro a abril - número 1 - edição temática: • Submissões: 15 de abril a 15 de outubro • Publicação do número 1: até 30 de abril Quadrimestre 2: maio a agosto - número 2 - edição atemática • Submissões: fluxo contínuo • Publicação do número 2: até 30 de agosto Quadrimestre 3: setembro a dezembro - número 3 - edição atemática • Submissões: fluxo contínuo • Publicação do número 3: até 31 de dezembro
  • Posso submeter mais de um trabalho para uma mesma edição?
    Não, cada autor deve submeter apenas um trabalho por chamada. Além disso, a publicação de mais de um trabalho de um mesmo autor (mesmo em coautoria) deverá obedecer ao intervalo mínimo de dois anos.
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